fbpx

7 nutrientes essenciais para atividades físicas

Praticar atividades físicas regularmente traz diversos benefícios para o nosso organismo, impactando positivamente na saúde física e mental.

Em alguns casos, a busca pelo corpo perfeito pode negligenciar a própria saúde, por isso, é importante o acompanhamento de profissionais durante essa jornada.

Para alcançar resultados satisfatórios, tanto externos quanto internos, é preciso não só focar nos exercícios que farão você ter o corpo dos sonhos, mas também dar atenção à alimentação, que é ponto-chave para isso acontecer.

Independente de qual seja o seu objetivo com a prática de atividades físicas, os micronutrientes são essenciais para uma vida mais saudável, para que o corpo realize todas as funções adequadamente e para alcançar os resultados que deseja.

Mas afinal, o que são micronutrientes?

Quando pensamos em atividades físicas, logo associamos aos macronutrientes, que são compostos por carboidratos, proteínas e gorduras.

Eles auxiliam no funcionamento do organismo e, também, na energia que precisamos ao realizar atividades físicas.

Já os micronutrientes são compostos por vitaminas e minerais que possuem funções reguladoras no organismo e, muitas vezes, são deixados em segundo plano.

O Brasil possui uma vasta variedade de alimentos de origem animal e vegetal que são fontes de vitaminas e minerais essenciais e são de fácil acesso. A suplementação também é uma possibilidade de consumir estes nutrientes, de forma que complemente a sua alimentação balanceada e saudável.

Vitaminas e minerais essenciais para atividades físicas

Para guiar você, separamos os principais micronutrientes e onde encontrá-los na natureza, confira:

MAGNÉSIO

Presente em diversas reações no organismo, o magnésio possui diversas funcionalidades.

Auxilia no metabolismo energético, no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras, no equilíbrio dos eletrólitos, no funcionamento muscular e neuromuscular, e processo de divisão celular.

Onde encontrar: em vegetais folhosos escuros, oleaginosas, cereais, abacate, banana, laranja, melancia, acelga, quiabo, peixe, lentilha, carne bovina, etc.

ZINCO

O zinco é um antioxidante que auxilia na proteção dos danos causados pelos radicais livres, além de auxiliar no metabolismo de proteínas, no carboidratos e gorduras, na síntese de proteínas, no processo de divisão celular e manutenção de ossos.

Onde encontrar: carne vermelha, espinafre, sementes, feijões, etc.

VITAMINA C

Provavelmente você conhece essa vitamina por ser aliada da imunidade, porém ela também é um antioxidante que auxilia na proteção dos danos causados pelos radicais livres, além de auxiliar na formação do colágeno.

Auxilia também na absorção de ferro dos alimentos, no metabolismo energético e no metabolismo de proteínas e gorduras.

Onde encontrar: laranja, mamão papaia, morango, kiwi, manga, vagem, brócolis, couve-flor, etc.

VITAMINA E

Essa é outra vitamina para quem quer combater os radicais livres, pois a vitamina E é conhecida por ser um potente antioxidante.

Onde encontrar: óleos vegetais, óleo de fígado de bacalhau, semente de girassol, oleaginosas e atum em óleo, etc.

VITAMINA D

A vitamina D tem ganhado espaço nos últimos anos por sua funcionalidade de auxiliar na imunidade, além disso, auxilia na formação de ossos e dentes e no funcionamento muscular, auxilia na absorção de cálcio e fósforo, na manutenção de níveis de cálcio no sangue e no processo de divisão celular.

Onde encontrar: a principal forma de ativar a vitamina D é através da exposição solar, porém existem alguns alimentos que podem fazer parte da sua alimentação como: óleo de fígado de bacalhau, manteiga, peixes, ovos e carnes, como a bovina, frango e peru. 

CROMO

O cromo auxilia no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras.

Onde encontrar: cereais integrais, grãos, carne bovina, frango, peixe, peru, vinho, etc.

IODO

O iodo auxilia no metabolismo energético e também contribui para a manutenção da pele.

Onde encontrar: alimentos de origem marinha, ovos, carnes, cereais, etc.

 

Gostou das nossas dicas?

Não deixe de compartilhar com os seus amigos e de ler outros conteúdos sobre bem-estar aqui no Blog UP VITAM. ❤️

Os conteúdos apresentados neste site e mídias sociais se destinam ao conhecimento em geral e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, farmacêuticos, nutricionistas e/ou outros profissionais da saúde. As informações descritas no site e nas mídias sociais não tem condão de diagnosticar, tratar, prevenir ou curar doenças. Lembre-se o acompanhamento por um profissional de saúde é fundamental para prevenir complicações de saúde. Recomendamos uma alimentação adequada associada com a prática de exercícios físicos para a manutenção da saúde e qualidade de vida.

 

Fontes:

  1. A importância das vitaminas e minerais para o ganho de massa muscular Disponível em: <https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/a-importancia-das-vitaminas-e-minerais-para-o-ganho-de-massa-muscular.ghtml> Acesso: MAIO 2021
  2. HENRIQUES GS. COZZOLINO SMF. Iodo. In: COZZOLINO SMF. Biodisponibilidade de Nutrientes. São Paulo, 2007.
  3. INSTITUTE OF MEDICINE. Dietary Reference Intakes for Vitamin A, Vitamin K, Arsenic, Boron, Chromium, Copper, Iodine, Iron, Manganese, Molybdenum, Nickel, Silicon, Vanadium and Zinc. National Academy Press: Washington, 2003.
  4. SILVA AGH. COZZOLINO SMF. Cromo. In: COZZOLINO SMF.Biodisponibilidade de Nutrientes. São Paulo, 2007.
  5. MAFRA D. COZZOLINO SMF. Magnésio. In: COZZOLINO SMF.Biodisponibilidade de Nutrientes. São Paulo, 2007.
  6. INSTITUTE OF MEDICINE. Dietary Reference Intakes for Calcium, Phosphorus, Magnesium, Vitamin D, and Fluoride. National Academy Press: Washington, 2003.
  7. YUYAMA LKO. et al. Zinco. In: COZZOLINO SMF. Biodisponibilidade de Nutrientes. São Paulo, 2007.
  8. SILVA VL. COZZOLINO SMF. Vitamina C. In: COZZOLINO SMF.Biodisponibilidade de Nutrientes. São Paulo, 2007.
  9. INSTITUTE OF MEDICINE. Dietary Reference Intakes for Vitamin C, Vitamin E, Selenium, and Carotenoides. National Academy Press: Washington, 2003.
  10. COZZOLINO SMF. Vitamina E. In: COZZOLINO SMF. Biodisponibilidade de Nutrientes. São Paulo, 2007.
  11. COZZOLINO SMF. Vitamina D. In: COZZOLINO SMF. Biodisponibilidade de Nutrientes. São Paulo, 2007.
  12. INSTITUTE OF MEDICINE. Dietary Reference Intakes for Calcium, Phosphorus, Magnesium, Vitamin D, and Fluoride.National Academy Press: Washington, 2003.

Gostou da leitura? Compartilhe!

Fique por dentro

Receba conteúdos sobre saúde e bem-estar

Fale Conosco

Nós estamos aqui para ouvir o que você tem a dizer. Escolha a área que deseja falar e entre em contato com os nossos especialistas. Dúvidas, elogios, sugestões e outros assuntos podem ser tratados diretamente com o nosso time de especialistas. Preencha todos os campos, escreva o que precisa e aguarde. Em breve responderemos no e-mail informado.