fbpx

Colágeno tipo 1 x Colágeno tipo 2: qual o melhor?

É muito comum ouvir pessoas dizendo que um colágeno é melhor que o outro, mas é importante começar este artigo explicando que ambos não podem ser comparados. Tanto o Colágeno tipo II quando o colágeno tipo I possuem objetivos e origens distintos.

Para você entender melhor, vamos do início…

O que é colágeno?

O termo “colágeno”, derivado das palavras gregas Kolla (cola) e Genno (produção), é utilizado para denominar uma família de 27 proteínas isoformas encontradas nos tecidos conjuntivos do corpo.

Como o colágeno está presente em diferentes partes do corpo, seu consumo ajuda no funcionamento adequado do organismo. Além de manter a quantidade ideal de proteína no corpo, que pode diminuir com o passar dos anos, ele também contribui com a resistência e elasticidade dos tecidos. Já para pele, ossos, cartilagens, tendões e ligamentos, ele fornece hidratação, resistência, elasticidade e flexibilidade.

Sua estrutura e função são determinadas pela sequência dos aminoácidos que o formam e o local de atuação. O Colágeno tipo 1 é o mais comum, encontrado na pele, tendões, ligamentos, cabelos e unhas. Já o colágeno Tipo II é encontrado na cartilagem e se apresenta na forma de um “gel” que amortece os impactos e ajuda a proteger as articulações.

Continue a leitura para entender melhor as diferenças entre cada um.

Colágeno tipo 1

Cerca de 90% do corpo é composto por esse tipo de colágeno, encontrado em locais que resistem a grandes tensões, como na derme da pele (camada intermediária e mais espessa da pele). Constituído por fibras densas, é ele que providencia a estrutura da pele, ossos, tendões, cartilagem fibrosa, tecido conjuntivo e dentes.

A suplementação deste tipo de colágeno tem origem do osso e da cartilagem bovina e é também conhecido como Colágeno Hidrolisado. É utilizado principalmente para aumentar a produção de colágeno e retardar o envelhecimento da pele.

Colágeno tipo 2

Como já mencionamos ali em cima, o colágeno Tipo II se apresenta na forma de um gel e ajuda a amortecer os impactos. É encontrado principalmente nas cartilagens e juntas.

Esse tipo de colágeno tem papel importante na locomoção, pois evita o contato e atrito entre os ossos e assim, possibilitar que o corpo se movimente. Por isso é tão importante cuidar das articulações!

A suplementação deste tipo de colágeno é derivada do frango e contém em sua estrutura o nutriente não desnaturado, ou seja, o processo de fabricação preserva a estrutura nativa, auxiliando na manutenção da função articular.

Onde encontrar o colágeno?

A maioria das fontes ricas em colágeno são de origem animal, sendo encontradas na pele bovina, suína e de frango. Porém, uma boa parte pode ser encontrada no tutano e na gelatina.

Confira mais alguns alimentos:

  • Peixes
  • Ovos
  • Gelatina
  • Soja
  • Frango
  • Carnes vermelhas

Inclusive, essas são ótimas opções, já que são alimentos que contém quantidade abundante de proteínas e vitaminas do complexo B.

Outro nutriente que estimula a síntese de colágeno no organismo é a Vitamina C, por isso, invista em frutas cítricas como laranja e limão, e folhas verdes escuras que são fontes ricas desta vitamina.

Viu? Não existe melhor ou pior neste caso, ambos auxiliam na manutenção da nossa qualidade de vida, cada um com o seu objetivo.


Os conteúdos apresentados neste site e mídias sociais se destinam ao conhecimento em geral e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, farmacêuticos, nutricionistas e/ou outros profissionais da saúde. As informações descritas no site e nas mídias sociais não tem condão de diagnosticar, tratar, prevenir ou curar doenças. Lembre-se o acompanhamento por um profissional de saúde é fundamental para prevenir complicações de saúde. Recomendamos uma alimentação adequada associada com a prática de exercícios físicos para a manutenção da saúde e qualidade de vida.

Fontes:

  • Silva TF, Penna ALB. Colágeno: Características químicas e propriedades funcionais. Rev Inst Adolfo Lutz. São Paulo, 2012; 71(3):530-9.
  • Colágeno: o que é, para o que serve e como suplementar. Guia da Farmácia. Disponível em https://guiadafarmacia.com.br/colageno-o-que-e-para-o-que-serve-e-como-suplementar/. Acesso em Agosto, 2021.
  • Gonçalves, GR. Oliveira, MAS. Moreira, RF. Brito, D. Benefícios da ingestão de colágeno para o organismo humano. REB, v.8, n.2, 2015.

Gostou da leitura? Compartilhe!

Fique por dentro

Receba conteúdos sobre saúde e bem-estar

Fale Conosco

Nós estamos aqui para ouvir o que você tem a dizer. Escolha a área que deseja falar e entre em contato com os nossos especialistas. Dúvidas, elogios, sugestões e outros assuntos podem ser tratados diretamente com o nosso time de especialistas. Preencha todos os campos, escreva o que precisa e aguarde. Em breve responderemos no e-mail informado.