fbpx

Como acelerar o metabolismo naturalmente

É muito comum as pessoas mencionarem o metabolismo lento para justificar o ganho de peso. Você já deve ter dito ou ouvido isso em algum lugar, não é?

A questão é que o metabolismo diz muito sobre a funcionalidade do seu organismo. Por isso, os hábitos adotados no seu dia a dia podem fazer toda a diferença.  

Aqui falaremos de uma forma bem simples sobre a sua importância e como acelerar o metabolismo naturalmente. Confira:

O que é

O metabolismo é um conjunto de processos químicos que permitem com que as funções vitais do nosso corpo ocorram normalmente, como respirar, reparar células e digerir alimentos. 

A quantidade mínima de energia que seu corpo precisa para realizar essas reações,  é chamada de taxa metabólica. Ou seja, quantas calorias o seu corpo queima para obter essa energia. 

De modo geral, o metabolismo possui duas funções: 

  • Catabolismo (degradação) – quebra de uma substância para obter energia
  • Anabolismo (síntese) – capacidade que o corpo possui de transformar uma substância em outra para seu desenvolvimento e reparação.

A diferença entre metabolismo acelerado e lento

Definimos um metabolismo como acelerado ou lento de acordo com o tempo que a pessoa leva para sintetizar ou degradar uma substância.

Um metabolismo pode ser considerado lento quando a pessoa não consegue degradar muito bem as substâncias, demora a digerir os alimentos, entre outros. Na prática, é quando você come pouco e, mesmo assim, não consegue queimar as calorias.

Por outro lado, pessoas com mais músculos do que gordura tendem a ter um metabolismo mais rápido. Isso acontece porque as células musculares requerem mais energia para se manter do que as células de gordura

Como acelerar o metabolismo?

A velocidade do metabolismo depende de uma variedade de fatores, incluindo idade, sexo, gordura corporal, massa muscular, nível de atividade e genética. Mas embora não tenhamos controle sobre os aspectos genéticos do nosso metabolismo, existem algumas maneiras de ajudar a acelerar a taxa na qual o corpo processa calorias:

Atividades aeróbicas

O exercício aeróbico é a forma mais eficaz de queimar calorias. Tenha como objetivo incluir, pelo menos, 150 minutos de atividade aeróbica por semana. 

Você pode atingir essa meta fazendo 30 minutos, 5 dias por semana e dividindo suas sessões de atividade em blocos de 10 minutos. Caminhada, ciclismo ou natação são boas alternativas.

Que tal um chá verde?

Algumas pesquisas indicam que o extrato de chá verde pode desempenhar um papel na promoção do metabolismo da gordura.²

O chá verde pode ser uma boa alternativa aos sucos açucarados, além de ajudar a garantir que a pessoa beba água suficiente durante o dia.

E por falar em água, é importantíssimo manter-se hidratado. Deixe a garrafinha sempre do lado, ok?

Nutrientes que auxiliam no funcionamento do sistema metabólico

Abaixo listamos alguns nutrientes que auxiliam no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras, e onde encontrá-los:

Nutriente

Quantidade diária

Onde pode ser encontrado

Cromo

35 μg

Uva (1 cacho médio) = 7,5 mcg

Brócolis (½ xícara) = 11 mcg

Batata-doce (1 unidade média) = 35 mcg

Milho (1 espiga) = 52 mcg

Ferro

18mg

Aves (peito de frango grelhado – 140 g) = 2,0 mg

Carne bovina (bife grelhado – 100 g) = 4,0 mg

Peixe (filé médio grelhado – 120 g) = 1,3 mg

Bife de fígado (100 g) = 10,0 mg

Feijão (1 concha média – 100 g) = 2,0 mg

Magnésio

420mg

Arroz integral (4 colheres [sopa]) = 42,0 mg

Amêndoa (20 unidades) = 238,0 mg

Espinafre refogado (1 pires – 50 g) = 64,0 mg

Beterraba cozida (1 pires – 50 g) = 25,0 mg

Banana (1 unidade – 100 g) = 34,0 mg

Cálcio

1.300 mg

Iogurte (desnatado – 245 g) = 488,0 mg

Leite de vaca (desnatado – 300 mL) = 300,0 mg

Castanha-do-pará (70 g) = 123,0 mg

Feijão (1 concha média) – 100 g = 60,0 mg

Derivados de soja (tofu – 120 g) = 138,0 mg

As vitaminas B também desempenham um papel essencial na taxa metabólica. Aproveite para incluir alimentos que contenham as vitaminas B1 (tiamina), B2 (riboflavina) e B6 (piridoxina), como, por exemplo:

  • Bananas
  • Ovos
  • Suco de laranja
  • Ervilhas
  • Espinafre
  • Alimentos integrais

Gostou das nossas dicas? 💛

Então coloque em prática hoje mesmo!


Os conteúdos apresentados neste site e mídias sociais se destinam ao conhecimento em geral e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, farmacêuticos, nutricionistas e/ou outros profissionais da saúde. As informações descritas no site e nas mídias sociais não tem condão de diagnosticar, tratar, prevenir ou curar doenças. lembre-se o acompanhamento por um profissional de saúde é fundamental para prevenir complicações de saúde. Recomenda-se uma alimentação adequada associada com a prática de exercícios físicos para a manutenção da saúde e qualidade de vida.

Fontes

Gostou da leitura? Compartilhe!

Fique por dentro

Receba conteúdos sobre saúde e bem-estar

Fale Conosco

Nós estamos aqui para ouvir o que você tem a dizer. Escolha a área que deseja falar e entre em contato com os nossos especialistas. Dúvidas, elogios, sugestões e outros assuntos podem ser tratados diretamente com o nosso time de especialistas. Preencha todos os campos, escreva o que precisa e aguarde. Em breve responderemos no e-mail informado.