fbpx

Como manter a energia no inverno?

Os dias mais frios do ano estão chegando. Com o inverno, a preguiça e a vontade de ficar debaixo das cobertas acabam sendo frequentes. Mas mais do que isso, essa também é uma das estações que mais deixam as pessoas doentes. Os resfriados e gripes costumam ser mais comuns. Por isso, manter a imunidade alta e alinhar a prática de atividades físicas continua sendo muito importante para a sua qualidade de vida!

Além da alteração de temperaturas e do ar seco, a mudança brusca (vento gelado na rua e ambiente quente e fechado dentro de casa) são grandes fatores que prejudicam a saúde das pessoas. Com isso, ter cuidado redobrado e manter a imunidade alta é fundamental. Continue a leitura, iremos explicar como manter o bem-estar e energia em dia.

Como manter o corpo aquecido?

No inverno, a temperatura corporal cai. Para manter o corpo quente, ele gasta tudo o que há em reserva. Com isso, o aumento de apetite é comum e a maior ingestão de comida e bebida tende a aumentar. Os exageros são mais frequentes, o que pode ser prejudicial para à saúde. Isso acontece porque, quando comemos, o corpo realiza a produção de calor para transformar e digerir os alimentos, gerando maior prazer e calor corporal. Além disso, o aumento do nosso apetite, é também pelas reservas de energia do fígado e músculo, esgotadas mais rapidamente para produção de calor.

Outra forma de manter o corpo aquecido é realizar caminhada, pois auxiliam na lubrificação das articulações, dando mais força e resistência para os músculos. Além disso, os exercícios de alongamento também são importantes para aumentar a flexibilidade e gerar maior amplitude nos movimentos.

O aquecimento do corpo reflete diretamente no nível da imunidade no corpo. Isso porque existe uma gama de artigos científicos que explicam os benefícios dos exercícios para o sistema imunológico. É fato que a atividade física moderada é sempre adequada para fortalecer a imunidade, visto que atua no fortalecimento da resistência, disposição, na melhora da capacidade de resposta do sistema imune e, consequentemente, diminui o risco de doenças.

Para garantir ainda mais, proteja-se contra o frio, com roupas quentes, banhos de água morna e, se precisar, bolsas térmicas nas regiões mais sensíveis e doloridas.

Alimentos que auxiliam no aumento da resistência

A alimentação também é aliada importante para manter a imunidade e energia do corpo. Isso porque o sistema imunológico possui várias reações bioquímicas que, combinadas, dependem de nutrientes específicos (vitaminas, minerais e aminoácidos). Uma dieta inconsistente e incompleta não oferece a qualidade correta de nutrientes, além de enfraquecer várias áreas e células do corpo humano. Para isso, preparamos algumas dicas para você:

  • Inclua sopas com legumes, verduras e proteínas magras. Além de realizar o aquecimento do corpo, resistente, fortalecido, proporcionará a sensação de conforto e saciedade.
  • Invista em alimentos ricos em vitamina C: laranja, tangerina, morango, espinafre, acerola.  Eles atuam na manutenção do sistema imune e ajudam na absorção de mais nutrientes que auxiliam no bem-estar.
  • Procure por alimentos que deem mais saciedade. Ingerir frutas com aveia, abacate, batata doce e cereais integrais são sugestões para quem busca saciedade.
  • Evite produtos industrializados. Hambúrguer, salsicha, miojo, chips, nugget’s e outros, pois passam por várias etapas, como defumação, concentração, fermentação, congelamento, desidratação, fritura, fatiamento, pasteurização, mistura, padronização, emulsificação, até chegar na sua mesa.
  • Beba água. Independente se está frio ou calor, a ingestão de água deve ser frequente no dia a dia do ser humano. Regula a temperatura do corpo, ajuda no metabolismo, hidrata as articulações e células, além de transportar oxigênio e nutrientes.

Gostou das dicas?

Aplique isso em sua rotina, e não se esqueça de compartilhar com os amigos e familiares.

Os conteúdos apresentados neste site e mídias sociais se destinam ao conhecimento em geral e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, farmacêuticos, nutricionistas e/ou outros profissionais da saúde. As informações descritas no site e nas mídias sociais não tem condão de diagnosticar, tratar, prevenir ou curar doenças. Lembre-se o acompanhamento por um profissional de saúde é fundamental para prevenir complicações de saúde. Recomendamos uma alimentação adequada associada com a prática de exercícios físicos para a manutenção da saúde e qualidade de vida.

Fontes:

  1. Inverno favorece incidência de doenças respiratórias <https://www.saude.df.gov.br/w/inverno-favorece-incidencia-de-doencas-respiratorias> Acesso: Abril 2022
  2. Saiba conter a fome no inverno, período em que o corpo gasta mais energia <https://ge.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/saiba-conter-a-fome-no-inverno-periodo-em-que-o-corpo-gasta-mais-energia.ghtml> Acesso: Abril 2022

 

Gostou da leitura? Compartilhe!

Fique por dentro

Receba conteúdos sobre saúde e bem-estar

Fale Conosco

Nós estamos aqui para ouvir o que você tem a dizer. Escolha a área que deseja falar e entre em contato com os nossos especialistas. Dúvidas, elogios, sugestões e outros assuntos podem ser tratados diretamente com o nosso time de especialistas. Preencha todos os campos, escreva o que precisa e aguarde. Em breve responderemos no e-mail informado.