fbpx

6 dicas para melhorar a concentração nos estudos

Manter a concentração durante longas horas é um desafio para muitos, principalmente para os estudantes. Seja para passar naquela prova super difícil, ou no preparo paro para o ENEM, por exemplo, parece que o cérebro está pronto para boicotar a rotina de estudos.

Então, se você se distrai facilmente quando começa a ler algum livro, por exemplo, confira algumas dicas valiosas sobre como melhorar a concentração nos estudos.  

Você sabia que a memória e concentração podem ser potencializadas com alguns alimentos para o cérebro? Há algum tempo, a comunidade científica tem buscado evidências para comprovar o efeito de alguns nutrientes nos processos cognitivos. Uma rotina alimentar que contemple todas as substâncias essenciais para o funcionamento do corpo é capaz de prevenir muitas doenças.

 

#1 Exercício físico não faz bem apenas para o corpo…

 

A prática de exercícios físicos traz muitos benefícios para a mente também!

Ao incorporar a prática na sua rotina, você poderá sentir uma grande melhora na concentração, produtividade, maior rapidez na aprendizagem, estímulo à criatividade e mais resistência mental, além de também ser uma grande aliada contra o estresse.

Uma das causas disso é o aumento da produção de endorfina, dopamina, noradrenalina e serotonina, substâncias que promovem o bem-estar.

 

#1 Evite Dietas Restritas

 

As dietas para o verão, normalmente são restritas em calorias e ocasionam a perda rápida de peso, mesmo na ausência de atividade física. Tentador, não é?

Porém, essa “perda de peso” acontece, pois, ingerimos menos calorias do que o necessário para o organismo, fazendo com que o corpo utilize gordura corporal como fonte de energia. Na verdade, o que estamos perdendo é massa magra e água.

Além disso, essas dietas costumam excluir grupos alimentares, causando consequências negativas para o corpo e prejudicando o funcionamento do metabolismo energético.
Para saber mais sobre o assunto, confira algumas dicas de como acelerar o metabolismo naturalmente.

 

#2 Tenha boas noites de sono  

 

O sono é fundamental para manter o nosso organismo funcionando de forma adequada. É ele que restabelece a disposição para fazer as atividades do dia a dia, por isso, a pessoa que não dorme bem pode apresentar sinais de cansaço, ansiedade, falta de disposição, baixo rendimento, irritabilidade, entre outros.

Uma dica super importante é evitar alimentos calóricos e estimulantes no jantar como, por exemplo, aqueles que contenham grande quantidade de açúcar, frituras e pratos pesados.

 

#3 Invista em alimentos que aumentam o desempenho nos estudos

 

Existem alguns alimentos que otimizam a concentração e aumentam os níveis de energia. Uma alimentação rica em nutrientes é fundamental para um bom desempenho cognitivo, concentração e memória.

Para atuar no desenvolvimento cognitivo, é importante ter fontes de vitamina B6 (presente no frango, banana e cereais integrais), B12  (presente na carne e ovos) e ácido fólico (presente no feijão, brócolis e vagem). 

Claro que para que uma dieta seja realmente eficaz, ela deve ser direcionada para as demandas do seu corpo, mas, de forma geral, uma alimentação balanceada só traz benefícios.

#4 Que tal um chocolate?

Mas tem que ser amargo, ok?

O chocolate amargo aumenta o nível de serotonina e endorfina, neurotransmissores fundamentais para a concentração. Além disso, é antioxidante e fonte de diversos nutrientes, como potássio, cobre e magnésio que ajudam a controlar a pressão sanguínea e melhoram o fluxo sanguíneo no cérebro. A sua memória agradece!

#5 Mais energia para o cérebro

Alguns alimentos agem no cérebro, atuando como estimulantes e podem trazer resultados extremamente positivos, desde que consumidos sem excessos.

O café, por exemplo, contém alta dosagem de cafeína, que aumenta a capacidade de vigília e a velocidade da reação, melhora a memória e o aprendizado a curto prazo. De forma geral, a cafeína melhora bastante a concentração e o processo de aprendizagem, além de inibir a ação da adenosina, uma substância responsável pela sensação de sono e cansaço.

#6 É hora do chá

Você sabia que além de ter uma alta concentração de cafeína, o chá-verde ainda possui uma substância chamada L-teanina, que induz ao relaxamento. Porém, como há a presença da cafeína, esse relaxamento ocorre sem perder a capacidade de concentração. Por isso é uma ótima opção para quem deseja melhorar o desempenho nos estudos sob estresse.

Agora que você já sabe como ter um bom desempenho nos estudos, que tal colocar essas dicas em prática hoje mesmo?

Não deixe de ler nossos outros artigos e compartilhar com seus amigos e familiares. 💛

______________________________________________________

Os conteúdos apresentados neste site e mídias sociais se destinam ao conhecimento em geral e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, farmacêuticos, nutricionistas e/ou outros profissionais da saúde. As informações descritas no site e nas mídias sociais não tem condão de diagnosticar, tratar, prevenir ou curar doenças. Lembre-se o acompanhamento por um profissional de saúde é fundamental para prevenir complicações de saúde. Recomendamos uma alimentação adequada associada com a prática de exercícios físicos para a manutenção da saúde e qualidade de vida.

 

Fonte:

 

Gostou da leitura? Compartilhe!

Fique por dentro

Receba conteúdos sobre saúde e bem-estar

Fale Conosco

Nós estamos aqui para ouvir o que você tem a dizer. Escolha a área que deseja falar e entre em contato com os nossos especialistas. Dúvidas, elogios, sugestões e outros assuntos podem ser tratados diretamente com o nosso time de especialistas. Preencha todos os campos, escreva o que precisa e aguarde. Em breve responderemos no e-mail informado.