fbpx

Saúde do Homem – 07 dicas práticas para melhorar a qualidade de vida

A saúde do homem é um assunto que vem ganhando destaque na mídia e no nosso cotidiano. O tema, que sempre foi um tabu para a sociedade, vem sendo cada vez mais desmistificado e discutido entre os principais meios de saúde e bem-estar do mundo.

Mas por que a saúde do homem precisa de uma atenção especial?

Culturalmente, instalou-se um paradigma da figura do homem como alguém indestrutível, que não demonstra as suas fraquezas e que deve ter a capacidade de lidar com todos os problemas. A realidade é que essa figura de “superpai” ou “supermarido” muitas vezes acaba criando essa ilusão de invulnerabilidade, fazendo com que muitos negligenciem a própria saúde apenas para manter a pose.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a expectativa de vida dos homens brasileiros é de 72,5 anos, em média 7,2 anos a menos do que a expectativa das mulheres. A causa dessa diferença tão grande segundo os especialistas da área, é amplamente atribuída pela falta de cuidados com a própria saúde.

E é justamente pensando na saúde do homem que a UP Vitam preparou um material especial com 08 práticas simples que qualquer homem pode seguir no seu dia a dia! Confira a seguir:

01 – PRATIQUE UMA ATIVIDADE FÍSICA

Crie uma rotina para praticar pelo menos uma atividade física de forma regular. É importante escolher algo que você goste de fazer e que lhe traga prazer, consultando um profissional ou educador físico para adaptar a atividade às suas necessidades e limitações.

Movimentar o corpo é um passo importante para manter o organismo funcionando da melhor forma e liberar as substâncias que proporcionam o bem-estar. 

02 – CUIDAR DA MENTE TAMBÉM É IMPORTANTE

A mente é tão importante quanto o corpo, por isso é essencial manter um hobby que também exercite o cérebro e a memória – como ler, tocar música, jogar, meditar, etc. 

É preciso ter cuidado com o acúmulo de estresse e ansiedade, prestando atenção também em sintomas que podem indicar a depressão como cansaço, insônia, perda de apetite e falta de humor. Neste caso, é muito importante procurar a ajuda de um profissional da saúde.

03 – TENHA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E BALANCEADA

É importante encontrar uma dieta balanceada e que tenha todos os nutrientes necessários para o seu corpo se manter saudável e com energia para sustentar o seu dia a dia.

Confira a seguir uma lista de alguns nutrientes que complementam o bem-estar do homem, e onde encontrá-los nos alimentos:

Nutriente      Funcionalidade Onde encontrar
Vitamina A Aumenta a proteção do sistema imune; auxilia a visão; e contribui na manutenção da pele e de mucosas Ovos, manteiga, batata doce, cenoura, mamão, mostarda, alface, tomate, manga, caqui, acerola, beterraba.
Vitaminas do 

complexo B

Aceleram o metabolismo; aumentam os níveis de energia; e auxiliam na proteção do sistema imune. arroz, ovos, abacate, carnes, amêndoas, banana, frango, lentilha, manga, espinafre.
Vitamina C Antioxidante que auxilia no combate aos radicais livres; auxilia na proteção do sistema imune. laranja (suco), morango, kiwi, manga, tomate, espinafre, brócolis, vagem, mamão.
Vitamina D Auxilia no funcionamento muscular; na proteção do sistema imune; na absorção e manutenção dos níveis de cálcio no sangue.   Óleo de fígado de bacalhau, peixes, ovos, carnes, frango, manteiga.
Biotina Acelera o metabolismo e aumenta os níveis de energia, auxilia na manutenção de mucosas Amêndoas, ovos, salmão, cogumelos, atum, repolho, uva, laranja, banana, maçã, melancia, morango.
Zinco Funciona como antioxidante e ajuda no combate aos radicais livres, auxilia a visão, acelera o metabolismo e auxilia no sistema imune. Ostras, Carnes, Feijão, Castanhas, Macadâmia, Sardinha, Aveia.

 

Além da dieta balanceada, é preciso beber o mínimo de água por dia de acordo com o seu peso e organismo. 

04 – EVITE VÍCIOS PREJUDICIAIS À SAÚDE

O álcool e o tabaco estão entre as principais substâncias vilãs quando o assunto é a saúde do homem, isso porque ambas podem causar efeitos colaterais que afetam o sistema imunológico e o bom funcionamento do organismo. 

Segundo a OMS, o álcool mata mais de 3 milhões de pessoas ao redor do mundo por ano, sendo que desse total mais de 75% do total são homens. Já o cigarro é responsável por mais de 7 milhões de óbitos por ano no mundo, também atingindo mais o público masculino.

05 – FIQUE ATENTO AO SEU CORAÇÃO

Os problemas cardiovasculares estão entre os mais comuns no público masculino e é preciso adotar hábitos saudáveis para prevenir fatores de risco ligados à doenças do coração.

Entre os fatores de risco, estão os níveis elevados de LDL (popularmente conhecido como colesterol mau), gorduras (lípidos) no sangue, a hipertensão e o diabetes.

06 – PROCURE UM PROFISSIONAL DA SAÚDE

A falta de exames de check-up e consultas com profissionais da saúde é um dos principais fatores que contribui para os problemas masculinos relacionados à saúde. 

Para resolver essa situação e aumentar a frequência de consultas, busque marcar as suas consultas em conjunto com a parceira ou em família, para dificultar desistências.

07 – COMBATENDO O PRECONCEITO

Durante todo o mês de novembro é disseminada a campanha do Novembro Azul para combater os preconceitos em relação ao câncer de próstata, incentivando a realização do exame que tem influência direta no diagnóstico e no tratamento precoce.

Curtiu as nossas dicas para manter o corpo em dia e ter uma saúde de ferro?

Então confira os outros artigos do blog e siga também a UP Vitam nas redes sociais instagram/upvitam e facebook/upvitam

———————————————————————–

Os conteúdos apresentados neste site e mídias sociais se destinam ao conhecimento em geral e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, farmacêuticos, nutricionistas e/ou outros profissionais da saúde. As informações descritas no site e nas mídias sociais não tem condão de diagnosticar, tratar, prevenir ou curar doenças. Lembre-se o acompanhamento por um profissional de saúde é fundamental para prevenir complicações de saúde. Recomendamos uma alimentação adequada associada com a prática de exercícios físicos para a manutenção da saúde e qualidade de vida.

Fontes:

Gostou da leitura? Compartilhe!

Fique por dentro

Receba conteúdos sobre saúde e bem-estar

Fale Conosco

Nós estamos aqui para ouvir o que você tem a dizer. Escolha a área que deseja falar e entre em contato com os nossos especialistas. Dúvidas, elogios, sugestões e outros assuntos podem ser tratados diretamente com o nosso time de especialistas. Preencha todos os campos, escreva o que precisa e aguarde. Em breve responderemos no e-mail informado.