fbpx

5 Vitaminas essenciais durante a fase de crescimento das crianças

             Descubra como esses nutrientes agem durante a fase de crescimento e onde encontrá-los
em alimentos saudáveis para acrescentar na dieta dos seus filhos

 

Se tem uma coisa que reforçamos sempre por aqui, é que as vitaminas e minerais são essenciais para auxiliar na formação do nosso organismo, em especial durante a fase de crescimento das crianças. Exemplos como as Vitaminas A, C, D, K e do complexo B, além de minerais como zinco e ferro, fazem parte do que consideramos ideal para uma alimentação saudável e completa durante este período importante da vida.

Pensando nisso, preparamos uma lista com algumas vitaminas para você incluir na alimentação dos pequenos hoje mesmo, além da sua importância e onde encontrá-las.

Vitamina A

É responsável pela formação dos ossos e da pele, principalmente durante a fase de crescimento, onde também atua de forma essencial no funcionamento da visão. A falta de vitamina A é um dos principais problemas de desnutrição no Brasil e no mundo, sendo muitas vezes associada ao desmame materno muito cedo.
Além de ajudar na formação, a Vitamina A também ajuda a proteger o sistema imunológico, potencializa o ganho de peso e ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.

Alimentos que possuem Vitamina A – Leite e derivados, ovos, peixes, frutas e vegetais amarelos.

Vitamina C

A Vitamina C auxilia na composição de músculos e ossos no nosso organismo, funções essenciais durante o período de crescimento em crianças e adolescentes. Além disso, ela também tem extrema importância no fortalecimento do sistema imune, fornecendo maior resistência contra infecções e potencializando o processo de cicatrização do nosso corpo.

Alimentos que possuem Vitamina C – Encontrada principalmente em frutas cítricas, além de folhas verde-escuras.

Vitamina D

A Vitamina D também é uma aliada no desenvolvimento de ossos e dentes. De todas as vitaminas, essa é a única que pode ser sintetizada através da exposição das crianças aos raios solares. Assim como as outras vitaminas, a Vitamina D é essencial para a fase de crescimento, responsável por formar uma estrutura óssea forte e resistente.

Alimentos que possuem Vitamina D – pode ser encontrada em carnes, peixes, frutos do e outros derivados de origem animal, como leite, ovo, fígado e queijos, além de cogumelos.

Vitamina K

O composto de Vitamina K tem como principal função fornecer os nutrientes necessários para o processo de coagulação sanguínea. É comum, por exemplo, obstetras indicarem uma injeção de Vitamina K em recém-nascidos, para auxiliar no processo de regeneração pós-parto.

Alimentos que possuem Vitamina K – grãos de soja, espinafre, alface americana, brócolis e rúcula

Vitaminas do Complexo B

As vitaminas do complexo B têm diversas funções no organismo. Além de serem responsáveis pela formação dos glóbulos vermelhos, elas também auxiliam no bom funcionamento das nossas funções neurológicas, na produção energética do nosso corpo e no fortalecimento do nosso sistema imune.

Alimentos que possuem Vitaminas do Complexo B – peixes, fígado, abacate, castanhas e vegetais.

Agora que você já sabe que essas vitaminas são essenciais para o crescimento das crianças, que tal criar uma dieta balanceada para incluir todas elas nas principais refeições do dia? Tente sempre buscar esses nutrientes de forma natural, mas caso a deficiência de vitamina seja um problema, a suplementação polivitamínica também pode ser uma solução. Nesses casos, sempre consulte o seu pediatra antes de incluir a suplementação na dieta dos seus filhos.

Os conteúdos apresentados neste site e mídias sociais se destinam ao conhecimento em geral e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, farmacêuticos, nutricionistas e/ou outros profissionais da saúde. As informações descritas no site e nas mídias sociais não tem condão de diagnosticar, tratar, prevenir ou curar doenças. Lembre-se o acompanhamento por um profissional de saúde é fundamental para prevenir complicações de saúde. Recomendamos uma alimentação adequada associada com a prática de exercícios físicos para a manutenção da saúde e qualidade de vida.

Fontes:

  • A deficiência de vitamina A em crianças do Brasil e do mundo- Disponível em: hhttps://www.scielo.br/j/csc/a/NV6q8566zC9m5kvgD3sr9my/?lang=pt Acesso em Setembro de 2021
  • Clínica Einstein – Alimentação Infantil – Disponível em: https://vidasaudavel.einstein.br/wp-content/uploads/2020/01/ebook_clinica_einstein_alimentacao_infantil.pdf Acesso em Setembro de 2021

 

Gostou da leitura? Compartilhe!

Fique por dentro

Receba conteúdos sobre saúde e bem-estar

Fale Conosco

Nós estamos aqui para ouvir o que você tem a dizer. Escolha a área que deseja falar e entre em contato com os nossos especialistas. Dúvidas, elogios, sugestões e outros assuntos podem ser tratados diretamente com o nosso time de especialistas. Preencha todos os campos, escreva o que precisa e aguarde. Em breve responderemos no e-mail informado.