fbpx

Antioxidantes: para que serve e como encontrar na alimentação

Conheça os benefícios e a importância de consumir essa substância

Em tempos de pandemia, a importância de ter uma alimentação equilibrada para a  manutenção da imunidade alta foi reiterada por diversos veículos de comunicação. Reforçar a imunidade vem sendo uma das principais pautas e chamando a atenção para evitar o contágio de doenças, vírus, fungos, bactérias, entre outros. Porém outro ponto deve ser de alerta para o ser humano: os radicais livres. Esses radicais livres são produzidos constantemente pelo corpo, com isso, o próprio organismo cria mecanismos para tentar controlar as ações destas substâncias tóxicas. Chamadas de antioxidantes, possuem como principal função evitar o estresse oxidativo. 

Mas afinal, o que são os radicais livres? São moléculas onde seus átomos possuem um número ímpar de elétrons. Com isso, esta molécula, que é incompleta, captura elétrons de proteínas que compõem a célula para recuperar o número par. Surge então uma reação descontrolada, pois a molécula desfalcada se torna um novo radical e vai em busca de um elétron da molécula vizinha. Essa busca por igualdade gera mudança nas características da molécula, trazendo problemas tóxicos para as células e, consequentemente, o surgimento de doenças como Parkinson, Alzheimer, acidente vascular cerebral (AVC) e até alguns tipos de câncer. 

Importância dos antioxidantes no organismo:

Antioxidantes são vitaminas, minerais e outras substâncias químicas que conseguem realizar a “doação” de um de seus elétrons aos radicais livres e ainda continuarem estáveis. Isso inibe a ação  dos radicais livres, que acabam se tornando moléculas estáveis e são excluídos do organismo. Essa ação protege o corpo de possíveis doenças cardiovasculares, neurológicas, pulmonares, câncer e retarda o envelhecimento.

Tipos de Antioxidantes:

O corpo possui dois tipos de sistemas de autodefesa antioxidantes.

Endógenos: enzimas que são produzidas pelo organismo e que são influenciadas por fatores como alimentação, estresse e sono. Com o avanço da idade, essa produção diminui naturalmente.

Exógenos: vitaminas e sais minerais capturados e que atuam como antioxidantes no corpo. As principais são as vitaminas A, C e E, além das Coenzima Q10

 Vitaminas e substâncias antioxidantes:

Vitamina A: É fundamental para garantir a saúde dos olhos e também a renovação adequada das células dos tecidos do nosso corpo. O corpo humano não é capaz de fabricar esta vitamina, com isso, toda forma de vitamina A que necessitamos deve vir dos alimentos. Entre os alimentos de origem animal, as principais fontes são: leite humano, fígado, gema de ovo e leite. Além de espinafre, couve, cenoura, manga e mamão. Uma dieta rica desta vitamina permite o controle e cuidado do organismo.

Vitamina C: A Vitamina C faz parte do grupo de vitaminas que são diluídas em água, sendo que a maioria delas não fica armazenada no corpo. Ou seja, é importante o consumo diário desse nutriente. A Vitamina C auxilia no funcionamento do sistema imune, na absorção de ferro dos alimentos e na formação do colágeno, além de ser um poderoso antioxidante que auxilia na proteção dos danos causados pelos radicais livres. A melhor maneira de repor a vitamina C é através da alimentação. Frutas cítricas (limão, laranja), acerola, caju, goiaba, repolho, brócolis, couve-flor, pimentão, salsa, batatas e morangos são fontes desta vitamina. Além disso, também é possível complementar o nutriente através da suplementação.

Vitamina E: A principal função desta vitamina no organismo é evitar os danos causados pelos radicais livres das células. O consumo correto ajuda na melhora da imunidade. Promove a integridade da pele e mantém as paredes celulares ainda mais fortes. Óleos vegetais, como os de girassol e o azeite; avelãs, amêndoas, amendoins e as frutas, como o abacate e o mamão, são os principais alimentos ricos em vitaminas E.

Coenzimas Q10: Presente em praticamente todas as células do organismo, é mais concentrada em órgãos de grande demanda energética. Entre eles estão o coração, o cérebro, os rins e o fígado. Considerada um antioxidante, protege a estrutura das células da destruição da própria parede celular causada pelos radicais livres. Nozes, amendoim, carne (boi e frango), peixe e soja são as principais fontes desta substância.

É importante ressaltar a importância de uma dieta balanceada junto com a prática de atividades físicas para a melhora da qualidade de vida.

——————————–

Os conteúdos apresentados neste site e mídias sociais se destinam ao conhecimento em geral e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, farmacêuticos, nutricionistas e/ou outros profissionais da saúde. As informações descritas no site e nas mídias sociais não tem condão de diagnosticar, tratar, prevenir ou curar doenças. Lembre-se o acompanhamento por um profissional de saúde é fundamental para prevenir complicações de saúde. Recomendamos uma alimentação adequada associada com a prática de exercícios físicos para a manutenção da saúde e qualidade de vida.

Gostou da leitura? Compartilhe!

Fique por dentro

Receba conteúdos sobre saúde e bem-estar

Fale Conosco

Nós estamos aqui para ouvir o que você tem a dizer. Escolha a área que deseja falar e entre em contato com os nossos especialistas. Dúvidas, elogios, sugestões e outros assuntos podem ser tratados diretamente com o nosso time de especialistas. Preencha todos os campos, escreva o que precisa e aguarde. Em breve responderemos no e-mail informado.