fbpx

Conheça os tipos de gorduras e a sua importância no organismo humano

Aquela história de que gordura faz mal pro corpo, todo mundo sabe e concorda, certo?! Na verdade não! 

Isso porque nem todas as gorduras são prejudiciais ao organismo humano, algumas até são fundamentais para o bom funcionamento do sistema imunológico e da melhora na qualidade de vida.

Vista como vilã, a gordura é um nutriente que deve ser consumido no dia a dia, juntamente com as proteínas e também os carboidratos.

Por desempenhar função importante no organismo, é ela quem auxilia em diversas funções como a absorção de vitaminas, regulação de temperatura do corpo, produção de hormônios e também a estruturação das células.

Para descobrir mais sobre cada gordura e como consumi-las corretamente. Continue conosco nessa leitura.

Os tipos de gordura que estão presentes na alimentação

 

Para você entender melhor e compreender como cada gordura atua no corpo, algumas gorduras devem ser consumidas em menor quantidade, pois trazem riscos à saúde. Estar atento à função e desempenho de cada uma é importante para entender como consumir corretamente no seu dia a dia. Por exemplo, as gorduras que são, principalmente, saturadas (como o óleo de coco) tendem a ser sólidas à temperatura ambiente, enquanto as gorduras insaturadas (principalmente em vegetais) são líquidas à temperatura ambiente.

Conheça os tipos de gorduras e suas principais características:

 

  • Gorduras Trans: Conhecida por ser a mais perigosa à saúde, a gordura trans aumenta o colesterol ruim e reduz o bom. Facilmente encontrada nos alimentos processados, é considerada inimiga da qualidade de vida e da saúde do coração. O alto consumo desta pode desencadear problemas cardiovasculares, diabetes e derrames. Biscoitos recheados, sorvetes, hambúrgueres, nuggets, salsichas e também pipoca de micro-ondas são alguns alimentos ricos em gorduras trans.
  • Gordura Saturada: É encontrada, principalmente, em produtos de origem animal e, em alguns casos, pode aumentar os níveis de colesterol ruim. Ela está presente em carnes vermelhas e brancas (na gordura da carne e na pele das aves), leites e derivados integrais (manteiga, creme de leite, iogurte, nata).
  • Gordura Insaturada: Conhecida por ser a “gordura do bem”, pois aumenta o colesterol bom e ajuda a reduzir o colesterol ruim no organismo. De origem vegetal, ela é dividida em dois grupos: as monoinsaturadas e poliinsaturadas. As primeiras possuem fontes de ômega-9, produzido pelo corpo e está presente em alimentos como azeitona, açaí e oleaginosas. Já as poliinsaturadas abrangem os ácidos graxos (ômega 3 e ômega 6), que não possuem produção direta do corpo e devem ser consumidos através de alimentos.

É importante ressaltar que realizar o consumo em excesso de gorduras trans e saturadas elevam os níveis de colesterol no sangue. Mas afinal, você sabe diferenciar o colesterol bom do ruim?

O colesterol bom x colesterol ruim 

Colesterol Ruim (LDL): A lipoproteína de baixa densidade, ou melhor, o colesterol ruim, carrega as partículas de colesterol do fígado para as artérias, gerando a possibilidade de entupimento dos mesmo e, assim, provocar o cenário perfeito para infartos, AVC’s e doenças cardíacas. Isso está ligado ao consumo de gordura saturada, gordura trans e ao excesso de peso. Também pode estar associado ao diabetes, tabagismo e pressão alta.

Colesterol Bom (HDL): Chamado de lipoproteína de alta densidade, ou popularmente conhecido como colesterol bom, ele protege o nosso organismo, pois retira o colesterol ruim depositado nos vasos sanguíneos para o fígado, onde são eliminados do corpo.

Alimentos que reduzem o colesterol ruim

É necessário estar sempre ligado aos cuidados à saúde e como é importante saber como a  alimentação está ligada diretamente nos níveis de colesterol bom e ruim no sangue.

Confira alguns alimentos insaturados que são ótimas fontes de gordura do bem:

  • Peixes (de águas profundas e frias): Ricos em ômega 3, que possui como principal benefício a ação anti-inflamatória.
  • Óleos vegetais (canola, soja, milho, girassol e azeite): Ricos em ômega 3, 6 e 9
  • Oleaginosas: Possuem grandes quantidades de gordura insaturada. Porém, deve-se consumi-las sem sal e em porções pequenas, devido à grande composição calóricas
  • Chocolate amargo: Fonte de gorduras boas e rico em compostos antioxidantes, que ajudam na proteção contra os danos causados pela presença de radicais livres.
  • Abacate: Fonte de gordura monoinsaturada, possui fibras e substâncias antioxidantes, que ajudam a combater o colesterol ruim, além de proporcionar sensação de saciedade 

Os peixes ricos em ácidos graxos, como o salmão, o atum, a sardinha e a anchova, são as principais fontes deste nutriente, que também pode ser encontrado em menor quantidade em sementes, camarão e folhas verdes escuras.

Tenha uma alimentação equilibrada

É importante ressaltar que sua dieta deve estar sempre atrelada às instruções de um profissional de saúde, pois ele conseguirá calcular corretamente a taxa de nutrientes necessários para o seu dia a dia. A falta de nutrientes pode desencadear outros problemas no organismo.

Além da alimentação saudável, a prática de atividades físicas promovem a redução de gordura em excesso e aumentam os níveis de músculo no corpo. Os riscos de doenças também diminui com a prática correta de exercícios.

______________________________________________________

Os conteúdos apresentados neste site e mídias sociais se destinam ao conhecimento em geral e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, farmacêuticos, nutricionistas e/ou outros profissionais da saúde. As informações descritas no site e nas mídias sociais não tem condão de diagnosticar, tratar, prevenir ou curar doenças. Lembre-se o acompanhamento por um profissional de saúde é fundamental para prevenir complicações de saúde. Recomendamos uma alimentação adequada associada com a prática de exercícios físicos para a manutenção da saúde e qualidade de vida.

Fontes: 

 

Gostou da leitura? Compartilhe!

Fique por dentro

Receba conteúdos sobre saúde e bem-estar

Fale Conosco

Nós estamos aqui para ouvir o que você tem a dizer. Escolha a área que deseja falar e entre em contato com os nossos especialistas. Dúvidas, elogios, sugestões e outros assuntos podem ser tratados diretamente com o nosso time de especialistas. Preencha todos os campos, escreva o que precisa e aguarde. Em breve responderemos no e-mail informado.