fbpx

Inverno x Saúde: Como Aumentar a Imunidade?

Uma coisa é fato: a preocupação com a saúde e a busca por maneiras eficientes de aumentar a imunidade cresceram consideravelmente com o início da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19).

Com a chegada do inverno, o cuidado com a saúde deve ser ainda maior!

Além das baixas temperaturas e do ar seco, a variação de temperatura (vento gelado na rua e ambientes fechados em casa) colaboram para que as pessoas fiquem facilmente doentes neste período. Então, se você sente que a qualquer mudança brusca de temperatura, ou até mesmo de humor, o seu corpo começa a apresentar um cansaço excessivo, continue a leitura!

Como funciona o sistema imunológico?

O sistema imunológico é formado por uma série de células e moléculas, distribuídas pelo corpo humano, indispensáveis para a defesa contra agentes estranhos ao nosso organismo. Por isso, quando a nossa imunidade está baixa, ficamos ainda mais vulneráveis à infecções e doenças.

São vários os fatores capazes de afetar o nosso sistema imunológico, como a idade, os fatores genéticos, metabólicos, ambientais, de idade ou nutricionais. Por exemplo, quando o nosso organismo carece de alguns minerais, aminoácidos e vitaminas do complexo B, o desenvolvimento da imunidade adquirida é prejudicado; já a deficiência de ferro está associada a um aumento de infecções; e o déficit de zinco e magnésio estão relacionados com quedas de imunidade.

Como aumentar a imunidade?

A imunidade do corpo é construída no dia a dia, através de uma soma de hábitos:

Alimentação adequada

Frutas, verduras, legumes, frango, leite e ovos contêm vitaminas e minerais que potencializam o funcionamento das células de defesa do organismo.

Separamos aqui mais alguns exemplos:

  • Gengibre: rico em antioxidantes;
  • Alho: fonte de alicina, substância que estimula a resposta imunológica;
  • Frutas cítricas: ricas em vitamina C;
  • Cenoura: fonte de betacaroteno, que ajuda a proteger o organismo contra infecções;
  • Alimentos ricos em zinco: aqui entram a carne, os cereais integrais, sementes, leguminosas (feijão, grão de bico, ervilha), e sementes.
  • Própolis: excelente estimulante da imunidade, o própolis possui ação antiinflamatória e melhora a produção de anticorpos .

Sem estresse

O estresse excessivo também pode ser um vilão quando falamos em imunidade! Isso porque ele pode impedir que as células do seu corpo funcionem adequadamente.
Então, mesmo que seja difícil fugir do estresse cotidiano (principalmente em tempos de pandemia), não se esqueça de realizar atividades que façam com que você se sinta bem. Vale de tudo para distrair a mente!

Mantenha-se hidratado

Dica de ouro (que todos conhecem, mas nem todos levam a sério): BEBA ÁGUA! 

A ingestão de líquidos retira o excesso de impurezas do organismo e ajuda a prevenir doenças. Mantenha sempre uma garrafinha de água ao lado, ok?

Aqui vai mais um conselho: as águas saborizadas são ótimas opções para se hidratar ao longo do dia, especialmente para aqueles que não são grandes fãs da água pura. Basta misturar a água mineral com frutas, gengibre, especiarias, ervas, etc..

Não fique parado

Existe uma infinidade de artigos científicos que relatam sobre os benefícios dos exercícios para o sistema imunológico. A maioria deles, inclusive, afirma que a atividade física moderada é a mais adequada para fortalecer a imunidade, já que age na melhora da capacidade de resposta do sistema imune e, consequentemente, diminui o risco de infecção.

Para você entender melhor, o movimento muscular e o aumento da frequência cardíaca fazem com que as células imunes saiam de seus “pontos de espera”. Ou seja, há mais células imunes circulando pelo corpo, prontinhas para fortalecer as defesas do nosso organismo.

Livre-se de alguns hábitos

Abandonar maus hábitos como o tabaco e o excesso de bebidas alcoólicas, além de deixar de lado a alimentação desregrada (excesso de açúcar e frituras, por exemplo), só trará benefícios. Essas substâncias afetam de maneira negativa, praticamente, todo organismo, além de interferirem em componentes responsáveis por aumentar a imunidade.

Anotou as dicas?

Aproveite para colocar em prática hoje mesmo, e não se esqueça de compartilhar com os amigos e familiares.


Os conteúdos apresentados neste site e mídias sociais se destinam ao conhecimento em geral e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, farmacêuticos, nutricionistas e/ou outros profissionais da saúde. As informações descritas no site e nas mídias sociais não tem condão de diagnosticar, tratar, prevenir ou curar doenças. lembre-se o acompanhamento por um profissional de saúde é fundamental para prevenir complicações de saúde. Recomenda-se uma alimentação adequada associada com a prática de exercícios físicos para a manutenção da saúde e qualidade de vida.

Fontes

Gostou da leitura? Compartilhe!

Fique por dentro

Receba conteúdos sobre saúde e bem-estar

Fale Conosco

Nós estamos aqui para ouvir o que você tem a dizer. Escolha a área que deseja falar e entre em contato com os nossos especialistas. Dúvidas, elogios, sugestões e outros assuntos podem ser tratados diretamente com o nosso time de especialistas. Preencha todos os campos, escreva o que precisa e aguarde. Em breve responderemos no e-mail informado.