fbpx

7 dicas para controlar a ansiedade

Saiba mais sobre a ansiedade e como controlar no dia a dia

Provavelmente você já se sentiu agitado ou tenso momentos antes de algum evento importante, por exemplo, não é mesmo?

A ansiedade é uma reação natural do corpo, que serve como um mecanismo de sobrevivência para identificarmos situações potencialmente perigosas.

Por um lado, podemos ser “beneficiados” pela ansiedade, pois ela nos estimula a ficarmos em alerta e a entrarmos em ação quando necessário.

Por outro, quando em níveis excessivos, a ansiedade pode ser prejudicial em diversos fatores da nossa vida, por isso é importante que ela seja controlada.

 

Confira 7 dicas para controlar a ansiedade

 

Para controlar a ansiedade é preciso rever alguns hábitos do dia a dia e conhecer quais são os gatilhos que fazem com que a ansiedade fique elevada.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você colocar em prática hoje mesmo:

 

#1 Reduza o estresse 

 

Durante o dia, normalmente passamos por momentos de estresse, seja no trabalho ou em casa. Por isso, é importante que além dos exercícios físicos, você separe um momento para realizar outras atividades, como a meditação, por exemplo, que ajuda a silenciar a mente e relaxar.

 

#2 Mantenha-se organizado

 

A desorganização pode ser um gatilho para a ansiedade em muitas pessoas.

Por isso, é fundamental organizar seus compromissos e tarefas diárias, de modo que você sinta que tem mais controle e segurança sobre a sua vida.

 

#3 Controle sua respiração

 

Com a correria do dia a dia, muitas vezes esquecemos do básico: respirar adequadamente. Experimente fazer exercícios de respiração, pois ao controlar a inspiração o corpo volta ao equilíbrio. 

Ao prestar atenção na respiração você foca no presente, minimizando a ansiedade. Uma boa técnica é respirar e inspirar de forma lenta pelo nariz, com a boca fechada.

 

#4 Evite pensamentos negativos

 

Para que as situações de ansiedade não se prolonguem, é recomendado que a pessoa evite ao máximo pensamentos negativos e catastróficos, dando lugar a pensamentos otimistas e boas lembranças.

 

#5 Invista em chás

 

Vale experimentar o que melhor se encaixa ao seu organismo e ao que você mais gosta de ingerir.

 

#6 Uma boa noite de sono é fundamental

 

Dormir bem é uma necessidade que proporciona bem-estar físico e mental. A sua privação pode levar a diversos malefícios, como baixo rendimento no trabalho, irritabilidade, alimentar-se compulsivamente e baixa qualidade de vida.

Tente relaxar antes de dormir. Evite pensamentos negativos e questões que não possam ser resolvidas naquele momento. Leia um livro, faça meditação ou qualquer passatempo que faça você relaxar.

 

#7 Pratique exercícios físicos

 

As atividades físicas são uma ótima maneira de controlar a ansiedade. Elas elevam a produção de serotonina, substância que proporciona sensações de prazer. 

Faça caminhadas regularmente ou utilize aplicativos para se exercitar em casa, por exemplo.

 

E por falar em serotonina…

 

A serotonina é um hormônio neurotransmissor, ou seja, ela atua fazendo a comunicação entre as células nervosas, uma espécie de “mensageiro” do sistema nervoso.

Essa substância é considerada o “hormônio da felicidade”, pois é um estabilizador natural do humor, que libera sensação de bem-estar. A falta ou a sua insuficiência no cérebro pode provocar ansiedade e até depressão.

O organismo não produz a serotonina, ela é produzida a partir do triptofano, um aminoácido encontrado em diversos alimentos e plantas, que podem ser consumidos diariamente, confira alguns deles:

  • Carnes magras, como aves e peixes;
  • Leite e derivados;
  • Feijão e grão-de-bico;
  • Amendoim e castanha do Pará;
  • Centeio, aveia e cereais integrais;
  • Chocolate amargo;
  • Frutas como banana, morango, abacaxi e mamão;
  • Folhas como agrião, espinafre e rúcula;
  • Legumes como tomate e abóbora;
  • Dentre outros.

 

ATENÇÃO:

Caso você sinta os sintomas de ansiedade, sejam altos ou leves, recomendamos o acompanhamento de um  profissional de saúde.

Lembre-se: algumas dicas podem ajudar no bem-estar momentâneo, mas apenas o tratamento indicado por um profissional da saúde poderá melhorar o quadro de ansiedade do paciente e garantir o sucesso na sua recuperação.

Gostou das nossas dicas?

Não deixe de ler nossos outros artigos e compartilhar com seus amigos e familiares. 💛

 

______________________________________________________

Os conteúdos apresentados neste site e mídias sociais se destinam ao conhecimento em geral e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, farmacêuticos, nutricionistas e/ou outros profissionais da saúde. As informações descritas no site e nas mídias sociais não tem condão de diagnosticar, tratar, prevenir ou curar doenças. Lembre-se o acompanhamento por um profissional de saúde é fundamental para prevenir complicações de saúde. Recomendamos uma alimentação adequada associada com a prática de exercícios físicos para a manutenção da saúde e qualidade de vida.

 

Fonte:

 

Gostou da leitura? Compartilhe!

Fique por dentro

Receba conteúdos sobre saúde e bem-estar

Fale Conosco

Nós estamos aqui para ouvir o que você tem a dizer. Escolha a área que deseja falar e entre em contato com os nossos especialistas. Dúvidas, elogios, sugestões e outros assuntos podem ser tratados diretamente com o nosso time de especialistas. Preencha todos os campos, escreva o que precisa e aguarde. Em breve responderemos no e-mail informado.