fbpx

A Saúde do Homem em foco

Uma questão cultural

Homens que cuidam do próprio bem-estar e saúde são raríssimos na nossa sociedade. Culturalmente, construímos através da crença popular uma imagem de que o homem tem que ser duro, forte e resistente a todos os problemas.

O grande problema na verdade, é justamente a construção desse consenso comum da força inabalável de todos os homens. Enquanto as mulheres aprendem desde cedo que as consultas com o ginecologista devem ser regulares, o sexo oposto é incentivado a não mostrar fraqueza ou a sua fragilidade em hipotese alguma.

Para se ter uma ideia, a saúde do Homem é tão discutida nas últimas décadas que o Ministério da Saúde, junto ao Governo Federal, implantou em 2009 a Política Nacional de Atenção Integral da Saúde do Homem (PNAISH), com o único objetivo de ampliar o alcance da conscientização dos serviços de saúde dedicados à população masculina.

Pelo que a PNAISH é responsável?

A PNAISH tem como diretriz promover ações de saúde que contribuam para a compreensão do contexto sociocultural a respeito da saúde do homem, envolvendo todos os tipos de organizações e sistemas de gestão governamentais como o Estado e os Municípios.

São 05 eixos temáticos promovidos pelo programa. Confira quais são e como eles funcionam:

01 – Acesso e Acolhimento – Tem como objetivo conscientizar homens sobre a importância de considerar os serviços de saúde também como espaços masculinos, fazendo-os reconhecer que eles também precisam de cuidados.

02 – Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva – São ações que visam reconhecer os homens como sujeitos de direitos sexuais e reprodutivos, implementando estratégias para envolvê-los neste tema mostrando suas responsabilidades.

03 – Paternidade e Cuidado – uma temática que visa o envolvimento ativo dos homens em todas as fases da gestação e criação de seus filhos, destacando como a sua participação pode trazer saúde, bem-estar e vínculos familiares.

04 – Doenças prevalentes na população masculina – busca elucidar a população masculina sobre os principais fatores de risco e doenças que agravam a saúde masculina, facilitando e garantindo o acesso aos tratamentos e ao atendimento adequado.

05 – Prevenção de Violências e Acidentes – o último tema visa chamar a atenção para os números preocupantes que relacionam a população masculina aos número de casos de violência (urbana ou doméstica) e acidentes. O objetivo é sensibilizar a população e os profissionais de saúde sobre como proceder e como ajudar a prevenir estes casos.

Outros cuidados essenciais

Além destes cuidados com a percepção e o comportamento masculino na nossa sociedade, outros cuidados também são essenciais, principalmente quando falamos da saúde física. Hábitos simples, como acompanhar os níveis de colesterol e aferir a pressão precisam ser realizados com mais frequência.

Dicas para uma boa alimentação

Uma boa alimentação deveria ser prioridade na saúde dos homens. Um dos maiores problemas que afeta a população masculina é a má alimentação e a obesidade. O consumo desenfreado de carboidratos, frituras, carnes gordurosas e bebidas alcoólicas acabam contribuindo para uma vida de sobrepeso.

Algumas dicas simples podem ajudar a reverter esse quadro.

Aumentar o consumo de proteínas, por exemplo, ajuda a promover o crescimento dos músculos e a queima de gordura, principalmente quando aliada à prática de atividades físicas. Podem ser encontradas em alimentos como carnes, peixes, ovos, grãos e derivados do leite.

Consumir alimentos ricos em Vitaminas C e E também é indicado. Eles são poderosos aliados no combate a doenças cardiovasculares. São antioxidantes potentes, que ajudam a reduzir os níveis de inflamações e o efeito do estresse no corpo. A Vitamina C é encontrada em frutas como laranja, mamão, kiwi, tomate e outras. Já a Vitamina E pode ser encontrada em oleaginosas como castanhas, nozes e sementes.

A Vitamina D também é importante. Ela tem efeito na saúde dos músculos e dos ossos, ajuda a prevenir doenças como a osteoporose, por exemplo. Pode ser encontrada em ovos, peixes, e derivados do leite.

A conclusão é que a saúde do homem ainda merece muito mais atenção do que ela recebe atualmente. Apesar dessa realidade estar mudando aos poucos, precisamos cada vez mais conscientizar a população masculina sobre a importância de fazer check ups periódicos da saúde geral do corpo e cuidar da própria saúde.


Os conteúdos apresentados neste site e mídias sociais se destinam ao conhecimento em geral e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, farmacêuticos, nutricionistas e/ou outros profissionais da saúde. As informações descritas no site e nas mídias sociais não tem condão de diagnosticar, tratar, prevenir ou curar doenças. Lembre-se o acompanhamento por um profissional de saúde é fundamental para prevenir complicações de saúde. Recomendamos uma alimentação adequada associada com a prática de exercícios físicos para a manutenção da saúde e qualidade de vida.

Fontes:

  • Coletiva Saúde do Homem 2016. Homem que se cuida curte todas as fases da vida de seus filhos . Ministério da Saúde.
  • Ammar W. Ashor , Mario Siervo, Jose Lara, Clio Oggioni, Morena Afshar, John C. Mathers. British Journal of Nnutrition. Effect of vitamin C and vitamin E supplementation on endothelial function: a systematic review and meta-analysis of randomised controlled trials. 2015. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/british-journal-of-nutrition/article/div-classtitleeffect-of-vitamin-c-and-vitamin-e-supplementation-on-endothelial-function-a-systematic-review-and-meta-analysis-of-randomised-controlled-trialsdiv/3F0C75BD783B9778999BE7D4F054C8A8
  • Saúde do Homem: promoção e prevenção à saúde integral do homem. Ministério da Saúde. Disponível em https://antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/saude-do-homem. Acesso em Agosto, 2021.

Gostou da leitura? Compartilhe!

Fique por dentro

Receba conteúdos sobre saúde e bem-estar

Fale Conosco

Nós estamos aqui para ouvir o que você tem a dizer. Escolha a área que deseja falar e entre em contato com os nossos especialistas. Dúvidas, elogios, sugestões e outros assuntos podem ser tratados diretamente com o nosso time de especialistas. Preencha todos os campos, escreva o que precisa e aguarde. Em breve responderemos no e-mail informado.