fbpx

Bem-estar da mulher: atenção e cuidados com a alimentação

É muito importante entender que cada mulher possui necessidades específicas em relação aos cuidados com a saúde e o bem-estar. Essas necessidades variam de acordo com a idade, oscilações hormonais entre muitos outros fatores.

No entanto, existem algumas recomendações gerais que auxiliam na manutenção da qualidade de vida da mulher, uma delas está relacionada à alimentação e nutrientes que auxiliam nesse cuidado. Continue a leitura para entender melhor!

A importância da alimentação na saúde da mulher

Muito provavelmente você já ouviu que uma dieta balanceada é um dos elementos-chave para ter qualidade de vida, e isso vale tanto para as mulheres quanto para os homens, em qualquer fase da vida. Mas existem necessidades nutricionais especiais para as mulheres.

É importante levar em consideração que o que você come e bebe é influenciado por onde você mora, os tipos de alimentos disponíveis em seu orçamento, sua cultura e experiência, e suas preferências pessoais. Ou seja, a alimentação saudável pode ser afetada por coisas que não estão diretamente sob o nosso controle.

Por isso, algumas escolhas diárias podem fazer toda a diferença. Confira abaixo alguns nutrientes que podem ser facilmente inseridos no seu dia a dia.

Confira alguns nutrientes que auxiliam no bem-estar da mulher

Ácido fólico (Vitamina B9)

Por que é importante?
O principal papel do ácido fólico está no metabolismo de aminoácidos e na síntese de DNA, auxiliando na formação do tubo neural durante a gravidez, porém, o nutriente também possui outras funcionalidades, como o auxílio no funcionamento do sistema imune.

Quem pode precisar?
De maneira geral, o nutriente contribui para o bem-estar de todas as mulheres. Porém, as que desejam engravidar ou estão grávidas precisam reforçar a ingestão da vitamina, vindo de suplementos ou de alimentos. Por isso, é muito importante ter acompanhamento de um profissional da saúde para orientar na quantidade necessária.

Onde encontrar na alimentação:
Espinafre e outros vegetais de folhas verdes escuras, laranjas e suco de laranja puro, nozes, feijão, frango, carne magra, grãos inteiros e cereais fortificados com ácido fólico.

Vitamina B12

Por que é importante?
A Vitamina B12 auxilia no funcionamento do sistema imune, na produção de glóbulos vermelhos e no funcionamento correto das células do cérebro e sistema nervoso.

Quem pode precisar?
Grávidas: a vitamina B12 é muito importante para o desenvolvimento do bebê ainda não nascido.
Vegetarianas: como a vitamina B12 vem principalmente de produtos de origem animal, pode ser necessário tomar um suplemento para garantir que você obtenha o suficiente. Converse com um profissional da saúde para se informar sobre a necessidade e quantidade desejável.
50 ou mais: à medida que envelhecemos, nosso corpo não consegue absorver a vitamina B12.

Onde encontrar na alimentação?
Leite com baixo teor de gordura ou sem gordura, ovos, fígado, aves, mariscos, sardinhas, fermento nutricional e alimentos fortificados com vitamina B12, incluindo alguns cereais, bebidas de soja e hambúrgueres vegetarianos.

Vitamina D

Por que é importante?
A Vitamina D auxilia na formação de ossos e dentes e no funcionamento do sistema imune.

Onde encontrar?
A Vitamina D pode ser obtida através da alimentação, mas só será ativada quando houver exposição ao sol, transformando-se, assim, em vitamina D3.

Ou seja: a Vitamina D3 é a forma ATIVA do nutriente, que também pode ser obtida através do consumo de produtos animais, como os óleos de fígado de peixe, sardinhas, fígado de mamíferos, ovos, leite, queijo e cogumelos.

Ferro

Por que é importante?
O ferro é responsável pelo transporte de oxigênio no sangue e está diretamente ligado à produção de energia.

Quem pode precisar?
As mulheres estão mais propensas a deficiente desse mineral durante os períodos menstruais. Além disso, mulheres grávidas precisam de mais ferro durante a gravidez para fornecer sangue suficiente para seus bebês em crescimento.

Onde encontrar na alimentação:
Carnes vermelhas magras e frango, frutos-do-mar, cereais/pães com ferro adicionado, ostras, feijão, chocolate amargo, fígado, espinafre e tofu.

DICA EXTRA:

além da alimentação balanceada, praticar exercícios físicos regularmente é parte importante da saúde da mulher. A atividade diária auxilia no controle do peso, da força muscular e gestão do estresse.

Confira mais conteúdos como esse no Blog Up Vitam e receba dicas de como complementar o seu bem-estar.

———————————————————————–

Os conteúdos apresentados neste site e mídias sociais se destinam ao conhecimento em geral e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, farmacêuticos, nutricionistas e/ou outros profissionais da saúde. As informações descritas no site e nas mídias sociais não tem condão de diagnosticar, tratar, prevenir ou curar doenças. Lembre-se o acompanhamento por um profissional de saúde é fundamental para prevenir complicações de saúde. Recomendamos uma alimentação adequada associada com a prática de exercícios físicos para a manutenção da saúde e qualidade de vida.

Fontes:

  1. Controlar a mente. Disponível em: <https://www.womenshealth.gov/healthy-eating/healthy-eating-and-women> Acesso: Fevereiro 2021
  2. What vitamins and minerals does a woman need? Disponível em <https://www.medicalnewstoday.com/articles/322960#recommended-daily-allowances> Acesso: Março 2021
  3. Alimentos que podem ser aliados à saúde da mulher. Disponível em: <https://www.unimed.coop.br/-/alimentos-que-podem-ser-aliados-a-saude-da-mulher> Acesso: Março 2021

Gostou da leitura? Compartilhe!

Fique por dentro

Receba conteúdos sobre saúde e bem-estar

Fale Conosco

Nós estamos aqui para ouvir o que você tem a dizer. Escolha a área que deseja falar e entre em contato com os nossos especialistas. Dúvidas, elogios, sugestões e outros assuntos podem ser tratados diretamente com o nosso time de especialistas. Preencha todos os campos, escreva o que precisa e aguarde. Em breve responderemos no e-mail informado.